quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Noticias sobre oriente medio

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, inicia nesta terça-feira sua viagem mais ampla pelo Oriente Médio desde que chegou à Casa Branca, tendo como pano de fundo o aumento da tensão com o Irã.
O próprio Bush, que chegará amanhã a Jerusalém, primeira etapa de uma viagem de nove dias pela região, disse que um dos objetivos fundamentais de seus encontros será conter as "ambições agressivas" do Irã.
A tensão subiu após o incidente do último domingo (6) no Estreito de Ormuz, porta de entrada para o golfo Pérsico, no qual três navios de guerra americanos estiveram prestes a disparar contra navios iranianos após terem sido supostamente ameaçados.
A Casa Branca quer criar uma frente comum na região para isolar o Irã por suas atividades nucleares, seu suposto apoio a milícias xiitas no Iraque e os arroubos de seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, que pediu que Israel "fosse riscada da face da terra".
"Ele gostaria de criar uma aliança de países amigos para enfrentar as agressões iranianas", disse Graeme Bannerman, analista do centro de estudos independente Instituto do Oriente Médio.
No entanto, Bush encontrará, segundo os especialistas, bastante confusão a esse respeito em Kuait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito, países que visitará em sua excursão, na qual passará ainda por Israel e Cisjordânia.
Relatório
Fonte: Folha Online 13/11/08

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

Parabéns pela produção do blog. Revisem a acentuação das palavras.